terça-feira, 9 de outubro de 2012

O Rio Tietê


O Rio Tietê nasce em Salesópolis na Serra do Mar, a 1 120 metros de altitude. Seu nome é de origem tupi e significa "água verdadeira".

NASCENTE EM SALESÓPOLIS

Nesta cidade no interior paulista, a água brota limpa e transparente por entre pedras, dentro da reserva ambiental Parque Nascentes do Rio Tietê. Quem for mais corajoso pode até beber a água... (Se nos lembrarmos de como ele é por aqui... Será difícil).

Como ele ficou poluído?!
“ O estrago no rio mais importante do estado de São Paulo, com 1 150 quilômetros de extensão, começou na década de 1920. "Com as obras para tornar as margens retas na capital para construir pistas, as pessoas pararam de frequentar o rio e ele foi virando um depósito de lixo", diz Malu Ribeiro, coordenadora da Rede das Águas da Fundação SOS Mata Atlântica. Desde então, esgoto, resíduos industriais e todo tipo de porcaria contribuíram para tornar o Tietê um dos mais nojentos do mundo. Hoje, o maior vilão é o esgoto doméstico: só 44% dos moradores da bacia do Alto Tietê têm esgoto tratado.”  *(Trecho retirado do site Mundo Estranho)



(Está aí o Rio Tietê de antigamente.)

Postado por: Ana Caroline

Nenhum comentário:

Postar um comentário